- de Werk, Guller (Autor)
Um pequeno exercício de imaginação guiada ajuda a acalmar e relaxar, sendo uma forma eficaz de combater o stress e a ansiedade. Pode fazer um exercício de visualização como no exemplo que encontra neste artigo, que lhe ensina a visualizar uma imagem mental reconfortante. Pode recorrer também à ajuda de uma gravação de áudio, a utilização de um CD ou um profissional.

O relaxamento está associado ao controlo da mente, seja através da concentração, da prática do mindfulness, da respiração pelo diafragma ou através de visualizações e até mesmo da música que nos ajuda a sentir-nos bem. Como vemos são muitas as técnicas utilizadas que ajudam a promover sensações de relaxamento e calma.
A imaginação guiada é também uma dessas técnicas, podendo ser a ferramenta que tanto procura para dissipar o stress e a ansiedade do seu dia a dia e encontrar o bem-estar e a qualidade de vida. Esta técnica pode ser utilizada tanto por pessoas saudáveis como doentes de modo a reduzir a quantidade tratamentos.
O que é a imaginação guiada e para que serve?
Como também pode ser chamada, a visualização guiada recorre a imagens mentais, recreando cenários agradáveis, sensações, sons, emoções, cheiros ou lugares que geram sensações de paz e tranquilidade, transportando a pessoa a um estado mental relaxante, ao mesmo tempo que se liberta de pensamentos negativos.
A evocação de essas imagens na nossa mente pode ser feita de várias maneiras: imaginar-se a si mesmo num cenário agradável, ou então através do uso de gravações, instruções escritas ou um orientador-professor que nos induz à visualização de imagens mentais na nossa imaginação.
Esta técnica não visa apenas o relaxamento, ajuda também a reduzir a pressão arterial, reduzir os níveis de stress e ansiedade, aliviar a dor em doenças crónicas. É ainda eficaz na resolução de problemas, como parar de fumar, perder peso e, em geral, promover uma vida mais saudável.
Exercício prático de imaginação guiada
Três são os elementos essenciais que têm de estar bem presentes sempre que vai iniciar um exercício deste género:
- Encontrar um local calmo onde tem a certeza que não será perturbado durante a prática do exercício.
- Escolher os seus momentos mais relaxantes da vida e o seu local de sonho, real ou imaginário.
- Simplesmente relaxar e desfrutar dos sentimentos de bem-estar, paz e energia.
Primeiro arranje um espaço silencioso onde se possa sentar ou deitar de forma confortável para a realização do seu exercício de imaginação guiada. Comece por fazer inspirações e expirações lentas e profundas e sinta como a sua barriga sobe e desce à medida que a sua respiração entra e sai lentamente.
Agora livre de tensões, liberte a sua mente de pensamentos negativos para começar a visualizar imagens mentais.
Imagens mentais tranquilizantes e confortantes
Depois de estar relaxado, feche os olhos e imagine o cenário que mais gosta (mar, praia, prado, jardim, montanha, campo, espaços verdes…). Pode ser um um lugar real ou imaginário, mas que lhe transmita paz e tranquilidade. Faça um esforço por apurar todos os seus sentidos e relembre aromas, cores, sons, paladares agradáveis e toques. Deixe-se transportar para o momento de corpo e alma!
Pode imaginar que está numa praia deserta, com uma temperatura agradável com aquele cheiro a maresia e a brisa a tocar-lhe no rosto e ouve o som das ondas a rebentar sobre a areia. Deixe-se acalmar pouco a pouco e centre a sua atenção nessas imagens mentais.
Se preferir outro cenário, pode imaginar que está num picnic em família, por baixo de um eucalipto, feliz da vida a ouvir as gargalhadas das pessoas que mais ama e imaginar o sabor das frutas da época ou daquele bolo magnífico que a sua mãe faz tão bem.
Pode também imaginar que está num prado na montanha e vai fazer uma caminhada. Imagine ruídos, como o chilrear dos pássaros, o restolhar das folhas das árvores o som da água de um ribeiro ao longe ou qualquer outra coisa.
Use a sua mente e personalize a sua imagem preferida com todos os seus sentidos de maneira real. Esta pode tornar-se parte integrante da sua imaginação e recorrer a ela sempre que desejar um lugar que lhe transmita bem-estar, segurança e liberdade.
O terceiro e último ponto é simplesmente desfrutar do exercício e da sensação de relaxamento. Respire bem fundo e de forma calma, descontraía o corpo e relaxe durante o tempo que puder, não tenha pressa. Finalmente, abra lentamente os olhos, acredite que vai estar muito mais relaxado e bem-disposto.
Diminuição dos níveis de ansiedade
O segredo deste exercício está na utilização de todos os seus sentidos para manter a sua mente em imagens agradáveis que fazem diminuir os níveis de ansiedade e stress no dia-a-dia. Assim, a prática da imaginação guiada ajuda-lhe a manter a calma perante situações de stress ao mesmo tempo promove sentimentos de bem-estar, paz e energia.
Pode praticar a imaginação guiada as vezes que desejar para o seu bem-estar tanto físico como emocional. No início, pode parecer difícil envolver-se nesse tipo de exercício. Tenha paciência e tente fazer este exercício todos os dias.
Como dizíamos no começo do artigo, a visualização pode ser guiada por um professor ou técnico especialista, tendo para isso a pessoa de frequentar sessões de imaginação guiada. Cada sessão é constituída por um processo de relaxamento e indução de imagens mentais, por vezes personalizadas acompanhada por música relaxante.